COMEMORAÇÃO DOS 40 ANOS

Dia da Escola. Este ano a Senhora Chuva compreendeu, finalmente, que não era mesmo convidada e afastou-se. O dia foi repleto de atividades, nas quais participaram todos os elementos da nossa comunidade educativa.


HASTEAR BANDEIRA

Hastear das Bandeiras

As comemorações tiveram início com o hastear das bandeiras de Portugal, do Município e da Escola pelo Diretor, Professor António Grangeia, pela D. Maria do Carmo Rodrigues, assistente técnica, e pela aluna Diana do 9º B. Simultaneamente foi cantado o Hino da Escola por alunos do 2º ciclo dirigidos pela Profª Ana Maria Martins.


exposição minerais

EXPOSIÇÃO|VENDA MINERAIS

A atividade foi dinamizada pelas professoras de Ciências Naturais. À venda uma grande variedade de minerais para todos os gostos... e algumas bolsas! Pedras, anéis, pulseiras, colares, presépios, geodos atraíram a nossa atenção pelas suas formas e cores.


laboratorio 2

LABORATÓRIO ABERTO

Longa fila de espera para a participação nesta atividade dinamizada pelas professoras de Ciências Físico-Químicas. Os alunos puderam participar em várias experiências: fazer sabonetes, fazer gomas, gerar eletricidade, provocar um curto-circuito, acordar um vulcão, formar um tornado. Tudo, claro está, dentro das normas de segurança!


6-Elo mais forte 6º ano 2

CAMPEONATO INTERTURMAS DO CONHECIMENTO - "ELO+FORTE"

Os alunos dos 5.º, 6.º e 7,º anos mostraram os seus conhecimentos matemáticos nesta atividade dinamizada pelas professoras de Matemática. As vencedoras foram as turmas do 5.ºB, 6.ºB e 7.ºE.


4-Vida e obra do escultor 2

Vida e obra do escultor antónio fernandes de sá

A Coordenadora da Biblioteca Escolar fez uma apresentação sobre a obra e a vida do escultor António Fernandes de Sá, nascido a 7 de novembro de 1974 em Avintes, e que dá o nome à nossa Escola e ao Agrupamento. António Fernandes de Sá ganhou vários prémios ao longo da sua carreira como escultor e deixou-nos obras como "Rapto de Ganimedes", "Vaga", "Cabeça de Velha" e "O Naufrágio de Camões". Após a apresentação, realizou-se um concurso no qual participaram as turmas do 8.º ano. Foi vencedora a turma do 8.ºC.


8-Encontro delegados e subdelegados no auditório 6

ENCONTRO COM OS  DELEGADOS E SUBDELEGADOS DE TURMA

O encontro foi da iniciativa da Direção da Escola e nele estiveram presentes os delegados e subdelegados de todas as turmas dos 2º e 3º ciclos. O Diretor, Prof. António Grangeia, bem como a Vice-Diretora, Prof.ª Conceição Ferreira, e o Assessor da Direção, Prof. Paulo Pinto, salientaram a importância do desempenho destes cargos. Delegado e subdelegado têm a responsabilidade de criar e manter a coesão na turma, incentivar os colegas para o estudo e para a prática de boas atitudes, pois o comportamento reflete-se no sucesso. Alguns delegados referiram-se à falta de respeito dos alunos entre si, dos alunos para com os assistentes operacionais, a comportamentos de bullying, bem como à forma como alguns alunos vêm vestidos para a escola. O Diretor reforçou a importância do trabalho conjunto para alterar hábitos e comportamentos.


9-Torneio de basketebol 17

TORNEIO DE ANIVERSÁRIO BSAQUETEBOL

O torneio, dinamizado pelos professores de Educação Física, foi disputado pelas turmas dos 8.º e 9.º anos. Foi bastante renhido e as claques estiveram à altura, apoiando vivamente a sua turma. Como sempre, algumas decisões dos árbitros foram questionadas! No final, os vencedores foram o 8.ºA. No 9.º ano os vencedores foram o 9.ºD em masculinos e o 9.ºC em femininos.


ESCRITOR AUGUSTO CANETAS

ENCONTRO COM O ESCRITOR AUGUSTO CANETAS

Dinamizado pela Coordenadora da Biblioteca Escolar, o encontro com o escritor Augusto Canetas, foi polvilhado de emoções, canções e poemas – Zeca Afonso, Jacques Prévert, Jorge de Sena, Miguel Torga, Bertolt Brecht. O escritor também fez uma reflexão acerca da função primeira da família, a Educação. Referiu a importância da família como sendo a base do sucesso educativo das crianças e jovens. Este momento de partilha terminou com uma citação:

 “Ao educar as vossas crianças não esqueçais de educar o seu coração.” Dalai Lama


HOMENAGEM 2

HOMENAGEM 1

HOMENAGEM 3

HOMENAGEM 4

TEMPO DE HOMENAGEM

No dia em que se comemoram os 40 anos da fundação da nossa Escola, foram vários os homenageados:

- As professoras que se aposentaram no início deste ano letivo: Prof.ª Gilda Barros e Prof.ª Maria de Lurdes Guerner;

 - As assistentes técnicas D. Adelina Alves e D. Maria do Carmo Rodrigues, que cá trabalham desde o primeiro dia. 40 anos é muito tempo!

 - Os assistentes operacionais Sr. António Simões e D. Teresa Lavrador, que trabalham na escola há 25 anos;

 - Os professores que trabalham na nossa escola há 25 anos: Prof. António Grangeia, Prof.ª Adelina Santos, Prof.ª Adelina Santos, Prof. Diamantino Silva, Prof.ª Dulce Cerdeira, Prof.ª Irene Baptista, Prof.ª Liliana Matias, Prof. Paulo Pinto.

Alguns dos homenageados proferiram palavras de agradecimento plenas de emoção. O Diretor, também homenageado, discursou, tendo realçado o contributo de todos para a construção da nossa Escola. Seguiu-se um Porto de Honra, cantaram-se os parabéns e sopraram-se as velas dos 40 anos.

HOMENAGEM 5

 A Festa continuaria à noite!


foto noite1

imagem noite 2

Entrega dos Diplomas aos Alunos do Quadro de Honra 2012/2013

No auditório da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, esgotado, e com a presença do Presidente da Junta, Dr. Dário Silva, foram entregues os diplomas do Quadro de Honra aos melhores alunos do 4º ao 9º ano de 2012/2013. Simultaneamente, foi entregue às Coordenadoras das escolas do 1º ciclo uma aguarela da sua escola da autoria do Prof. Diamantino Silva. Houve três momentos de danças de salão pelos campeões regionais daquela modalidade, Cátia e Pedro, dos Alunos e Apolo, Gaia. Foi também apresentada a coreografia “Ilha do Tesouro”. Professoras, assistentes operacionais e amigas protagonizaram este momento de “pirataria”.

E assim terminou este dia de Festa! A nossa Escola entrou nos “entas”. Vamos tratá-la com carinho, o que significa todos darmos o melhor, continuando a construir uma escola pública de qualidade.

Rafael Macedo, 8ºE
Mickael Neves, 8ºE
Hugo Sequeira, 8ºE